10 DICAS PARA INICIAR SEU NEGOCIO


1) Misture-se a outros empreendedores. Há encontros de empreendedorismo em várias cidades, onde você pode encontrar sócios, parceiros e clientes, bem como ouvir tanto histórias de sucesso quanto de fracasso.

2) Aprenda a planejar seu negócio, seja para o tradicional (off-line) ou virtual. Assim, é possível sentir como anda o mercado e traçar uma estratégia ou projeto.

3) Tenha claro que enquanto MEI, você muitas vezes vai trabalhar sozinho, busque parcerias com alguém que tenha capacidades complementares . Tenha claro o time que você almeja.

4) É preciso fazer uma previsão do fluxo de caixa dos negócios. Pergunte a si mesmo quanto dinheiro será necessário para abrir o negocio e em quanto tempo esse caixa se tornará positivo.

5) Preparo psicológico também deve ser levado em conta – e pode ser até mais importante do que planejamento estratégico.

6) Divida seu tempo. Antes de começar um negócio, é importante conversar com a família e ter uma conversa franca, para que todos entendam que este será um “momento diferente”. Empreender é algo que precisa de investimento emocional.

7) É importante sempre interagir com o mercado consumidor, principalmente nos primeiros seis meses. Vá a feiras, agências e afins, todos voltados ao público que te interessa.

8) Se for contratar um funcionário, observe o perfil mais apropriado para atender suas necessidades.

9) Esteja ao lado da lei. Tire os alvarás de funcionamento, autorizações e documentos públicos. Não esqueça que isso requer tempo, pois existe uma burocracia por trás de todo este processo.

10) Busque inspiração constantemente para ser um bom empreendedor. Goste de negócios, vá atrás de informações de grandes empresas e empreendedores que você admira. Leia sobre o assunto e estude a respeito. A inspiração pode vir até mesmo da concorrência – mas não somente dela.

Fonte: Adaptado do site:
http://canaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo-franquias/quer-virar-patrao-conheca-os-10-passos-para-abrir-seu-proprio-negocio/

Posted in Abrir Negócio, Alteração Atividade Economica - CNAE, Benefícios da Previdência MEI, Contribuição Mensal - DASN, Controle Faturamento, Controle Nota Fiscal emitida, Controle Receita, DAS, Empreendedor, Faturamento mensal, Formalizar, Funcionários, MEI, O que MEI.