1) Esteja sempre atento ao cliente o que ele valoriza e está disposto a pagar.
2) Mantenha contatos periódicos com os clientes fazendo pesquisas.
3) Ouça reclamações com atenção e procure recuperar um atendimento mal feito.
4) Conheça muito bem o seu produto/serviço e transmita segurança na hora de vender.
5) Tenha clara a imagem e o posicionamento que quer passar da sua empresa e se empenhe para que todos os funcionários façam o mesmo.
6) Transmita a seu funcionário a importância de um bom atendimento e o reflexo deste na imagem da empresa junto aos clientes.
7) Procure ligar para o cliente no dia de seu aniversário ou no dia de sua profissão por exemplo.
8) Informe o cliente das promoções, lançamentos das novidades, faça com que ele tenha desejo de negociar com você novamente.
9) Procure o relacionamento.
10) Procure sempre ouvir a opinião dos seus clientes, saber o que eles consideram bom e ruim na sua empresa, seus pontos fortes e fracos.
Fonte: Adaptado da cartilha do Empreendedor Individual – Marketing – Sebrae/PR