Borracharia do Sr. João – CLIENTES


Empresa: Borracharia do Sr. João

Porte: MEIMicro Empreendedor Individual

Estabelecida: No Município de Mandirituba/PR

Sr. João que é associado do Meu Negócio Passo a Passo nos contatou para buscar solução para problemas na sua Borracharia.

Alguns comentários iniciais sobre a Empresa do Sr. João, ela está atuando no mercado a cerca de 3 anos, localizada a margem da BR 116, ao lado de um posto de Combustível. O Sr. João, o proprietário, já tem bons anos de atuação no ramo, é muito experiente, mas só se formalizou a 3 anos, não tem funcionários.

Necessidade: O Sr. João relatou que sua maior necessidade é não perder clientes, pois trabalha sozinho e muitas vezes isto vem ocorrendo. (O cliente não tem paciência para aguardar).

Fizemos então uma análise geral da sua empresa, cujos resultados foram os seguintes.

Dados do Diagnóstico:

Área de Mercado o Sr. João não tem se preocupado com esta área e não sentiu necessidade, pois sua clientela é boa. Muitas questões desta área não se aplicam por não ver necessidade para o seu ramo de atividade, por exemplo cadastro de clientes e pesquisa de satisfação, visto que seus clientes são caminhoneiros e sempre voltam quando estão fazendo este trajeto.

Área de Finanças segundo levantamento é a área com bastante deficiência, as contas pessoais, se confundem com as contas da empresa. O controle que o Sr. João faz é de saber quanto tem em dinheiro no inicio do dia e quanto terá de dinheiro no final dele, porem, não raro esquece-se de marcar os valores que utiliza para pagar fornecedores, os gastos com alimentação e outros mais. Mas, está satisfeito, pois sempre paga todas as suas contas e ainda sobra um pouco de dinheiro que economiza.

Área de Organização o empresário atende muitos caminhões, já que está localizado a margem de uma BR, foi observado, que não possui ferramentas mais modernas que venham a agilizar o seu trabalho, como: máquinas para desmontar e montar o pneu, pistola pneumáticas para retiradas e colocação de rodas, enfim o seu trabalho é totalmente braçal.

Área de Pessoas: Trabalha sozinho, por isso muitas vezes não consegue atender todos os clientes, receia ter funcionário, tanto pelos gastos, obrigações trabalhistas e delegar funções e competências necessárias para que o funcionário atenda tão bem os clientes como o Sr. João já faz a tantos anos.

Área de Planejamento: O único planejamento que faz é que se está atendendo um caminhão com 10 a 12 pneus, não poderá atender outro cliente no prazo de 2 horas. Mas, isto segundo ele não é problema.

Resultados: Como a maior necessidade do Sr. João é não perder clientes, orientamos como solução a compra de uma pistola pneumática para retirada das porcas das rodas dos veículos e também uma máquina para desmontar e montar pneus, para melhorar todo o processo, agilizando o seu trabalho e ganhando quase uma hora na mão de obra, assim seus clientes não esperariam tanto tempo. Ajudamos na cotação dos equipamentos e o Sr. João não precisou recorrer a empréstimos bancários, pois possuía uma boa reserva e que foi suficiente para cobrir este investimento. Aliado a isto nossa recomendação foi no sentido do Sr. João contratar um ajudante, que pudesse agilizar grande parte de seu serviço, ou seja, este ajudante poderá atender inicialmente a demanda dos fregueses, com desmontagem e montagem das rodas, enquanto o Sr. João cuida dos reparos e dos serviços mais especializados. Apesar do receio do Sr. João em ter um funcionário, o mesmo aceito a nossa recomendação. Pois a intenção é que a Borracharia do Sr. João cresça e logo passe de MEI – Micro Empresário Individual para Micro Empresa.

Lógico que a empresa do Sr. João tem outros problemas, mas a sua necessidade eminente era não perder clientes, foi onde focamos nossa atenção neste momento.

Em uma segunda etapa vamos orientá-lo nas questões financeiras (Controles Básicos) necessários para qualquer empresário que queira crescer.

Após a implantação dos equipamentos e da contratação do funcionário, retornamos e o Sr. João estava feliz da vida, disse que agora estava atendendo todos os seus clientes de maneira mais satisfatória, sem deixar ninguém sem atendimento e esperando por longo tempo. O Sr. João, até fez uma pequena ampliação na sua borracharia, onde colocou uma TV, dois sofás, café e até uma água com erva para fazer chimarrão para os clientes, com isso os clientes tem o elogiado muito, pois nem percebem o tempo passar, quando se dão conta o serviço está executado e os mesmo podem seguir viagem. Já o Sr. João nos relatou que o cansaço físico diminuiu muito, com os novos equipamentos, pois antes era força braçal de manhã até a noite.

Vejam como algumas ações simples como essas que assessoramos o nosso associado Sr. João, fazem muita diferença, questões que muitas vezes no dia a dia o empresário não consegue perceber, pois está imerso em suas funções diárias. Portanto, sempre que tiver dificuldades, não se acanhe nos contate, nós do Meu Negócio Passo a Passo, estamos sempre aqui no que for preciso, a sua disposição.

Logo, daremos prosseguimento às outras melhorias na Borracharia do Sr. João, fiquem atentos e percebam como ações básicas bem planejadas vão fazer toda a diferença, quem se prepara e esta realmente comprometido com o seu negócio, está sempre um passo a frente dos seus concorrentes. Reflitam sobre isto!

Posted in Clientes, Controle seu Dinheiro.