Dona Filomena e o vestido Amarelo – MARKETING


Vamos conhecer a historia de Dona Filomena, proprietária de uma loja de roupas a mais de 6 anos estabelecida no mercado, sua clientela é fiel e um público bem definido, mulheres jovens de até 40 anos, que usam peças de roupa com forte apelo popular, a preços acessíveis e com uma mudança de coleção muito dinâmica, também conhecida como “modinha”.

Pois bem, chegamos para atender Dona Filomena que solicitou nossos serviços, esclarecendo que precisava de orientações para Promoções.

Uma das primeiras coisas que realizamos ao visitar a empresa é observar e ouvir atentamente a proprietária. Pedimos que contasse um breve histórico de sua empresa e que nos apresentasse a mesma, dessa forma podemos caminhar pelo estabelecimento e analisar, por exemplo, o Lay out (arrumação das coisas) estabelecido na loja e entender como se trabalha nesse estabelecimento.

Nessa caminhada, observamos um vestido amarelo na arara de roupas, ele era longo, com pedrarias, próprio para ocasiões sociais, destoando totalmente do restante de roupas dependuradas ali.

Imediatamente nos despertou uma curiosidade própria de quem quer conhecer tudo nos mínimos detalhes e questionamos o que o vestido “nada típico” fazia ali. Dona Filomena, começou uma historia lamuriosa, e contou que uma cliente, muito querida sua e que comprava com frequência, solicitou que ela em uma de suas viagens de compras, trouxesse um vestido para um casamento, porém ao vesti-lo não teve o caimento esperado, era um pouco menor que a cliente e não foi um modelo que ela gostasse.

Cá entre nós! Dona Filomena cheia de boas intenções, prontamente atendeu a cliente especial, sem pensar nas consequências, uma compra que não correspondia ao mix de produtos que vendia – modinha, uma roupa que deve ter caimento perfeito precisa ser experimentada, e um produto muito específico, pois o vestido possuía pedrarias e era amarelo.

Assim veio parar na arara o vestido amarelo, destoando de todas as outras roupas; lindo, longo, brilhante e “empatado” no estoque de Dona Filomena.

Moral da historia, ouça seus clientes, porém saiba dizer NÃO se o pedido não corresponder ao que sua empresa fornece, seja delicado ao responder com um “não”, justifique que não corresponde a suas compras rotineiras e que você pode não acertar na escolha. Ainda não houve a satisfação do cliente, nesse caso, não foi proveitosa para nenhuma das partes uma vez que a cliente não gostou e não coube no vestido, assim acabou não levando o produto, teve que procurar por outro, e, Dona Filomena, ficou com um produto totalmente alheio ao seu mix de produtos.

Sugestão para Dona Filomena, realizar uma promoção, coloque o vestido amarelo a venda com preço de custo, em lugar visível, e para as demais mercadorias de sua loja, orientamos que ao realizar a promoção observasse: Propaganda, oferta e sinalização. Ou seja, Propaganda – divulgue, seja visto, faça alarde. Oferta – condição de venda especial e Sinalização – coloque o produto em lugar visível, pode ser em gôndolas ou com cartazes identificando que é uma PROMOÇÃO.

Desejamos a você um ótimo trabalho, consulte a “Meu negócio Passo a Passo” para maiores orientações sobre Marketing e como aplicá-lo em seu negócio, ainda, podemos te ajudar nessa empreitada com orientações personalizadas.

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