Dona Lolita e Sua Loja de Celulares – Controle seu Dinheiro


Gostaria de apresentar a vocês Dona Lolita, essa é uma mulher empreendedora!! Nossa que orgulho dela em relação a isso!! Mulher a frente de seu tempo!! Sempre pensando em inovar, como muitas mulheres, cuida de dois negócios, casa, três filhos todos pequenos, viaja e cuida da mãe doente. Que mulher!! Mas essa heroína anda batendo a cabeça.

Em visita ao seu ponto comercial, uma loja de conserto de celulares (serviço) que também vende capas e cabos para celulares (comercio), ela se queixou que não sabe para onde vai todo o dinheiro, uma vez que na cidade que está localizada, região metropolitana de uma grande metrópole,  não existem outros concorrentes e mesmo os concorrentes mais próximos, mais de 40 km de distancia, não fazem o preço que ela faz e realiza o trabalho em tempo hábil como o dela.

Dona Lolita, está com seu DASN atrasado, desde que abriu sua loja a 30 meses (dois anos e meio), não sabe quanto entra e quanto sai de sua empresa em valores e recentemente ela nos questionou o que achávamos dela emprestar dinheiro do banco, uma vez que recebeu uma proposta “muito boa” de sua gerente, taxas de juros mais baixas das que paga atualmente para algumas pessoas que emprestam dinheiro a juros da região, cerca de 20% ao mês.

A correria de Dona Lolita diariamente não é diferente da sua, ela é Micro empreendedora Individual – MEI, cuida de seu negócio sozinha, compra, vende, conserta, viaja para buscar mercadoria. Mas veja, uma vez que se é MEI (Micro empreendedora Individual ), já diz o nome – INDIVIDUAL – pressupõe-se que você trabalha sozinho! Então meu caro, será você mesmo que terá que fazer tudo por aí! Mas não deixe a peteca cair, há necessidade de levantar a cabeça desse “seu mundo”, e olhar ao redor!

Nossa orientação antes de qualquer coisa:

1- ANOTE em um livro caixa entradas e saídas seus movimentos diários, pode ser de forma simples em um caderno mesmo, serve para saber o quanto entra e quanto sai em dinheiro de seu caixa.

2 – ANOTE também, seus movimentos do mês todo, em uma Planilha de Fluxo de Caixa, essa serve para você ter uma visão de futuro, ou seja para saber quando vai cair aqueles dinheirinhos das vendas realizadas no Cartão de Credito e também lance as contas que irão vencer durante o mês (luz, água, telefone, imposto, etc), assim você tem uma visão antecipada de tudo que acontecerá no mês e ajuda a não esquecer de nada.

3- Ainda, procure GUARDAR uma quantia mínima de dinheiro para Capital de Giro, justamente para não cair na mão de bancos e empresas que emprestam dinheiro a juros altíssimos por mês.

4- Se ORGANIZE com pastas sanfonadas ou envelopes, discriminando/identificando semanas ou dias, coloque nela todos os seus boletos e contas a pagar, e lembre-se de olhar todos os dias.

5- Separe contas de casa – Pessoa Física, das contas da loja – Pessoa Jurídica, assim você saberá se sua empresa está competitiva, se tem lucro, se apenas se paga ou se tem prejuízo. Poderá usufruir dos benefícios, como auxílio maternidade e outros que o porte MEI estipula. Mas há necessidade de anotar , acompanhar, verificar e pagar, se não você nem Dona Lolita saberão nada da empresa e podem estar trabalhando e patinando no mesmo lugar!

Assim, com essas atitudes Dona Lolita, terá uma visão de sua empresa, saberá quanto precisa de dinheiro para tocar seus negócios, há um exemplo muito bom que diz assim “ De nada adianta ter um mapa da mina de ouro se não se sabe onde está, ou se não se sabe onde se quer chegar, ou ainda se não se sabe sobre nenhum dos dois ”, ou seja, o mapa é seu controle escrito, você tem a ferramenta, só precisa alimentá-la com dados, pode ser que você esteja sentado em cima da mina de ouro e nem sabia! Ou se sabia, de quanto realmente é essa mina!

Controle seu dinheiro “o negócio é seu” só depende de você. Dá trabalho sim!! Mas acredite os resultados são muito bons!! Bom trabalho,  consulte a Meu negócio Passo a Passo para maiores orientações sobre planilhas e como utilizá-las, ainda podemos te ajudar nessa empreitada com orientações personalizadas.

Posted in Controle seu Dinheiro.