Fretes do Joaquim – Clientes


Serviços de Frete Joaquim

Porte: MEI – Micro Empreendedor Individual

Estabelecida: No Município de Feira de Santana/BA

Alguns comentários iniciais sobre a empresa, ela está atuando no mercado ha cerca de 1 ano, atua fazendo pequenos fretes com um pequeno furgão que atende pessoas físicas e jurídicas.

Necessidade: O Sr. Joaquim relatou que sua maior necessidade é conquistar novos clientes, principalmente empresas que façam com ele contratos para entregas permanentes.

Dados do Diagnóstico:

Área de Mercado o Sr. Joaquim não tem cadastro de clientes, quando muito acrescenta o telefone celular na agenda do seu telefone, não faz contatos, fica no aguardo dos clientes ligarem. A divulgação é com cartões de visita somente, que entrega nas casas e empresas. Está área precisa melhorar segundo o empresário.

Área de Finanças faz um controle financeiro de entradas e saídas no caderno, que segundo empresário atende bem as suas necessidades.

Área de Organização possui disciplina quanto a horários de atendimentos, organiza bem seus documentos. Não vê problema nesta área.

Área de Pessoas: Trabalha sozinho, a intenção é crescer, mudar para o porte de empresa – Micro Empresa – ME que pode faturar até R$ 360.000,00 ao ano, e ter funcionários. Hoje não tem problemas segundo ele.

Área de Planejamento: O seu planejamento é diário, procura atender por rotas para melhor agilidade e eficiência. Acha que planeja bem, neste momento a área não requer melhores ações.

Resultados: Como a maior necessidade do Sr. Joaquim é conquistar novos clientes principalmente empresas que façam com ele contratos para entregas permanentes.

Observamos que o Sr. Joaquim quer buscar trabalhar para empresas que também realizam fretes, mas que são de maior porte e que terceirizam seus trabalhos de entregas locais para empresas de menor porte e que trabalham com veículos menores mais apropriados para os grandes centros, pois são mais ágeis e podem transitar no centro das cidades.

Notamos que sua maneira de buscar clientes estava errada, pois vem entregando cartões de visita de forma aleatória nas residências de seu município, ao invés de buscar fazer contato com as empresas que seriam os seus potenciais clientes alvos.

 Nossa orientação foi exatamente neste sentido para que o Sr. Joaquim mapeasse as empresas de frete de maior porte de sua região e que procurasse manter um contato via telefônica inicialmente, para marcar um contato pessoal, onde recomendamos que levasse um material de divulgação com todos os serviços que poderia estar prestando e se possível com referências de outras empresas que já havia prestado este serviço anteriormente, como nos relatou, pois veio do interior do Estado do Bahia.

Vejam, questões simples, somente de focar no cliente alvo e que muitas vezes o empresário não consegue identificar, más nós do Meu Negócio Passo a Passo estamos aqui para lhe ajudar, seja nosso associado, temos certeza que a nossa contribuição será muito útil a sua empresa.

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