Ind. de Confecções PA – Planejamento da capacidade produtiva


Empresa: Indústria de Confecção de Uniformes Profissionais PA

Porte: MEI – Micro Empreendedor Individual

Estabelecida: No Município de Curitiba/PR

Sr. Pedro e seu pai Sr. Antônio são associados do Meu Negócio Passo a Passo, nos contataram para buscar solução para problemas em sua empresa.

Alguns comentários iniciais sobre a empresa, ela está atuando no mercado ha cerca de 1 ano, já estão com boa Carteira de Clientes, possuindo uma parceria entre pai e filho, ficando a administração da empresa por conta do filho Sr. Pedro, sendo que o pai Sr. Antônio, se dedica a parte operacional da empresa. A empresa não tem funcionários, quando os trabalhos aumentam, eles contratam trabalhadores temporários para execução desses trabalhos, ou então recorrem a costureiras que trabalham em suas próprias casas, ou ainda a indústrias de confecçõesvestuário que fazem seus serviços exclusivamente para outras empresas de confecções, seja indústria ou comércio. Em outras palavras, uma confecção que não possui marca própria, estilistas, desenhistas, lojas – Facção.

Necessidade: O Sr. Pedro relatou ter necessidade de planejar melhor sua capacidade produtiva.

Dados do Diagnóstico:

Área de Mercado sem problemas pontuais tem cadastro de clientes, faz pós venda, mantém um bom relacionamento com os clientes e sua divulgação se dá por meio do site gratuito que a empresa criou e principalmente pela indicação dos próprios clientes. Segundo o Sr. Pedro atende de momento a suas expectativas.

Área de Finanças possui todos os controles financeiros feitos nas planilhas que fornecemos a eles, derivando os dados necessários para uma boa análise financeira da empresa.

O único item que ainda não estão fazendo é guardar dinheiro.

Área de Organização: A empresa é bem organizada em termos de documentos, instrução de trabalho, layout, enfim. O empresário relatou estar satisfeito.

Área de Pessoas: Como não possuem empregados, procuram passar os detalhes para os trabalhadores que contratam, sempre fazem um pequeno treinamento com estes, para que os trabalhos saiam em bom nível.

Área de Planejamento: Costuma aceitar pedidos de encomendas sem muito planejamento prévio, causando vários problemas quanto ao prazo de entrega que muitas vezes atrasa.

Resultados: Como a maior necessidade do Sr. Pedro e seu pai é planejar melhor a sua capacidade produtiva, focamos para podermos dar as respostas necessárias a esta questão.

Em primeiro lugar sugerimos um cronograma mensal, com todas as datas do mês, em segundo lugar buscamos mapear quantos trabalhadores avulsos eles podem contar em tempo integral e que possam atender suas necessidades de fabricação, em terceiro lugar montamos uma tabela de quantos itens cada trabalhador pode produzir por dia dos vários produtos que fabricam. Mediante isto podemos projetar quantidade diária, semanal ou mensal por produto que a empresa consegue fazer. Dessa maneira quando o cliente solicita um orçamento é possível se fazer o cálculo exato de quantos dias o serviço poderá ser executado, isto sempre colocando uma margem de segurança para os casos onde podem ocorrem imprevistos, como quebra de equipamento, doença de um colaborador, atraso na entrega, etc.

Veja, nós do Meu Negócio Passo a Passo, que já estamos acompanhando a Indústria PA, a um bom tempo, sabemos que eles estão no limite do porte para Micro Empreendedor Individual – MEI, ou seja, faturamento de R$ 60.000,00 ao ano, já estão aptos a se tornarem Micro Empresa, que poderá faturar até R$ 360.000,00 ao ano, e mais, agora com essas ações simples que estamos implantando, temos certeza que a empresa irá crescer rapidamente.

Logo, daremos prosseguimento às outras melhorias na Indústria de Confecções PA, fiquem atentos e percebam como ações básicas bem planejadas vão fazer toda a diferença, quem se prepara e esta realmente comprometido com o seu negócio, está sempre um passo a frente dos seus concorrentes. Não precisamos ser grandes, mas parecer grandes e como se consegue isto, com planejamento, organização, conhecimento e principalmente comprometimento do empresário. Reflitam sobre isto. Nós do Meu Negócio Passo a Passo estamos aqui para torna-los grandes!

Posted in Planejamento da capacidade produtiva.