Loja da Bia- Clientes


Comércio de Roupas e Acessórios da Bia

Porte: MEI – Micro Empreendedor Individual

Estabelecida: No Município de Colombo/PR

Empresa que está atuando no mercado ha cerca de 2 anos, com boa Carteira de Clientes, sendo  proprietária a Sra. Maria Beatriz. A empresa não tem funcionários..

Necessidade: A Sra. Maria Beatriz identificou como sua maior necessidade neste momento é buscar clientes para sua loja, pois atuava como “sacoleira”, com vendas porta a porta e agora abriu uma loja que era e o seu maior sonho.

Dados do Diagnóstico:

Área de Mercado tem problemas pontuais, possui cadastro de clientes, faz pós venda, mantém um bom relacionamento com os clientes e sua divulgação se dá por meio do boca a boca, ou seja, através dos clientes e também pelo Facebook e WhatsApp, mas para a loja a clientela, com espaço físico aberta ao público, ainda é pequena.

Área de Finanças faz os controles financeiros, em planilhas Excel que fornecemos a ela, funcionam bem, apesar de dificuldade para o controle de estoque, pois Sra. Mª Beatriz o faz visualmente.

 Área Organização possui um bom layout interno e externo da loja, com boa identificação da fachada. Vê que falta maior eficiência e agilidade no atendimento ao cliente, segunda ela, precisa melhorar.

Área de Pessoas: não tem funcionários, quando necessita se ausentar sua mãe fica na loja para ajudá-la.

Área de Planejamento: Costuma traçar objetivos e colocar no “Plano de Ação”, fazendo os ajustes quando necessários. Esta satisfeita da forma que faz.

Resultados: Como a maior necessidade é buscar clientes para a loja, nós da “Meu Negócio -Passo a Passo” a orientamos nesse sentido. A Bia passou de vendas ativas, ou seja aquela em que ela vai até o cliente, provocando a venda por impulso, para uma venda passiva com a loja física. O local que a Bia escolheu é sem dúvida um bom ponto comercial, próximo a um terminal de ônibus, com diversos comércios, bancos e com ótimo fluxo de pessoas.

Nossa primeira orientação foi no sentido da organização da sua vitrine que estava com excesso de roupas, as mesmas eram muito diversificada e com diversas cores, ou seja, “poluída”, Buscamos expor peças da moda e com preços convidativos, pois sabemos que temos os seguintes clientes:

– Os “Passantes”, que entram se algo lhe chamou a atenção na vitrine;

– Os “Entrantes”, uma vez lá dentro, o cliente necessita que o lojista venha cativá-lo com o bom atendimento;

– Os “Comprantes”, que são aqueles que entraram e você conseguiu conquistá-los com o seu bom atendimento e produtos atrativos, encontraram o que procuravam ou por causa do atendimento compraram inclusive o que não precisavam;

– Os “Recomprantes”, que são aqueles que já compraram, gostaram e voltaram a sua loja; e

– Os “Recomendantes”, que são aqueles que somente compram da sua loja e ainda fazem aquela propaganda extremamente valiosa do boca a boca, para todos os seus amigos e parentes.

Outra sugestão foi para cada semana realizar promoção de uma determinada peça de roupa, para chamar a atenção.

Também enviar mensagem por meio do Facebook e WhatsApp das promoções para os clientes que já possui, pedindo para que se eles tragam um novo cliente para a loja, desta forma, estarão concorrendo no final do mês a um determinado prêmio. Ainda, orientamos a Bia, que ao realizar o sorteio coloque em local visível o ganhador, para estimular os clientes e demonstrar a seriedade da promoção.

Como se aproximava a data comemorativa do dias das mães, sugerimos que a Bia também buscasse fazer uma promoção com sorteio de uma cesta de café da manhã para quem comprasse neste período, aproveitando que os clientes teriam que preencher o cupom para o sorteio e aliando junto a este uma pesquisa de satisfação e de sugestão por parte dos clientes.

Como a Bia é bastante jovem e possui diversas clientes e amigas na mesma idade, sugerimos que ela fizesse uma vez por semana um desfile de modas, aproveitando sua vitrine que é bem ampla e convidando as suas amigas e clientes mais próximas para servirem de modelos, já que a sua loja fica em frente ao terminal de ônibus onde no final de todos os dias muitas pessoas aguardam o ônibus, ainda, o trânsito se torna mais lento neste horário, aumentando assim o fluxo de pessoas em frente a sua loja.

Outro ponto primordial, foi solicitar que a Bia não abandonasse as suas vendas externas, já que sua mãe pode lhe ajudar na loja, mantendo as suas principais clientes, até que sua loja realmente possa lhe dar todo o retorno que deseja.

Todas estas ações foram colocadas no “Plano de Ação”, para serem medidas posteriormente para se verificar se realmente surtiram os efeitos desejados.

Após o primeiro mês a Bia, nos ligou toda feliz pois havia conseguido melhorar suas vendas na loja, até a sua cunhada que estava desempregada também veio para ajudar, pois em determinados dias, como quando ocorre o desfile a loja fica lotada de gente e as vendas ocorrem em maior número.

São pequenas ações que implantamos e que deram bons resultados, mas a Bia e nós sabemos que temos um longo caminho pela frente, inclusive na organização do controle de seu estoque e também na agilidade e organização de forma geral, este será o nosso passo seguinte.

No caso da Bia para se ter um bom controle de estoque, bem como agilidade e organização, teremos que implantar futuramente um sistema com código de barras para agilizar todo processo, mas isto é coisa para os próximos meses, fique ligado, pois logo estaremos dando continuidade.

Lembre-se “Meu Negócio Passo a Passo”, pode lhe ajudando, faça como a Bia que além de ser nossa associada, buscou orientação específica para o seu negócio.

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