Mariana – salão de beleza -Estoque, Fornecedores, Concorrentes


Mariana e seu salão de beleza – Estoque/Fornecedores/Concorrentes/Parceiros

Mariana possui um salão de beleza em um bairro populoso da grande Florianópolis, ela é MEI – Micro Empreendedora Individual e trabalha sozinha, possui uma clientela fiel e assídua de aproximadamente 60 clientes mês. Uma de suas especialidades e tintura para mulheres, que corresponde a 20% dos serviços realizados.

Mariana está encontrando uma grande dificuldade em repor seu estoque, o preço das tinturas subiram muito nos últimos tempos, e ela relatou que os fornecedores só vendem em grande quantidade e muitas vezes com vendas casadas (ou seja, leve o que precisa, mas só se levar mais esse outro produto desnecessário junto). Uma vez que sua clientela é pequena não haveria saída da tintura comprada, no prazo de validade; bem como dispor de um valor tão expressivo/caro para comprar tantas embalagens de tintura para ficar parada na prateleira.

Lembre-se, ao olhar para seu estoque, não são só “produtos”, podem ser considerados como notas de R$ 100,00 na sua prateleira, ele pode ser seu lucro parado ali! Pondere bem seu giro de vendas e verifique se o estoque é necessário e se seu tamanho corresponde ao tamanho de seu negócio.

Para que Mariana continue atendendo prontamente suas clientes, nossa sugestão é de realizar uma parceria na compra da tintura, estatísticas apontam que a atividade de beleza cresce segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de serviços corresponde a 65% do PIB e cresce 8,5% ao ano em média, certamente ela terá uma “concorrente” próxima que troca informações sobre sua atividade. O segredo é não olhar a concorrência como uma empresa adversária e sim como uma “parceira”. Pensando assim Mariana pode vir a comprar a quantidade delimitada pelo fornecedor e dividir a compra uma vez que o outro salão também precisa da mesma tintura e se encontra na mesma condição de compra junto a esse fornecedor.

Se você se identificou com a Mariana, faça como ela, busque a ajuda da “Meu negócio Passo a Passo” para controle de estoque, compras, análise de mercado concorrente e parcerias.

Posted in Concorrentes, Estoque, Fornecedores, Parceiros.