Mês 12 – Lucratividade


                                 

LUCRATIVIDADE

De cada 10 empresários, 9 estão buscando aumentar seu faturamento, quando deveriam estar trabalhando para aumentar sua Lucratividade. De nada adianta ter um excelente faturamento e sua lucratividade ser baixa, como pode? Vejam se meu Lucro é baixo a minha Lucratividade também será, exemplo:

Ou seja, para cada R$100,00 de venda realizada, a empresa obteve um ganho líquido de apenas R$ 1,00. Neste caso o aconselhamento seria verificar em uma análise mais apurada, quais os custos que podem ser reduzidos, para que a Receita Total melhore e consequentemente o Lucro e a Lucratividade, já que o aumento da Receita Total não ocorre sem estratégias sejam de marketing ou operacionais e todas dependem de tempo ou prazo.

Em resumo, a Lucratividade nos responde se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro. Todo empreendedor busca aumentar receita e Lucratividade do seu negócio. E todo negócio, não importa qual seja, possui foco em vendas. São as vendas que dão início a todo processo de produção, injetam energia em empresas, geram empregos, pagam salários e determinam a direção a ser tomada.

Observem que a Lucratividade esta muito ligada à área de Mercado.

Um nível de Lucratividade satisfatória fica entre 5 a 10%.

É importante o cálculo da Lucratividade para saber se vale a pena realizar o investimento no negócio. Em alguns casos de negócios de curto ciclo de vida (negócios que dependem de moda, eventos passageiros, etc.) a Lucratividade precisa ser bem acima da média para que haja tempo hábil para a recuperação do investimento enquanto a empresa existir.

Vamos a um exemplo prático para tornar o seu entendimento melhor. Na Produtividade o exemplo foi o Salão da Raquel, que conseguiu reduzir os custos de shampoo e creme, além da água. Agora vamos ver financeiramente como foi sua economia e consequentemente o seu aumento da lucratividade.

Vejam, a Lucratividade que era de apenas 1%, passou para 3%, um aumento de 200%, apenas com pequenas economias, mas grandes resultados. Pense nisso, nós do MEU NEGÓCIO PASSO A PASSO, estamos aqui para ajudar sua empresa melhorar e crescer.

Dicas

Preencha todas as planilhas de controle financeiro para começar. Depois colha os dados e aplique na formula de Lucratividade.

Lembre-se, nós do Meu Negócio Passo a Passo estamos aqui para ajudá-lo.

Posted in Passo a passo.