Mês 14 – Área Operacional


                                 

ÁREA OPERACIONAL

Toda empresa depende de seus processos e operações para gerar resultados, riquezas e garantir sua sobrevivência.

As Operações e Processos adequados fazem com que a empresa tenha um produto ou serviço melhor, proporciona a obtenção de maiores lucros, tendo como consequência a fidelidade e satisfação de seus clientes. Vemos aqui a ligação com a área de mercado e área financeira.

QUESTÕES DA ÁREA OPERACIONAL:

Você se antecipa a prováveis problemas operacionais (produção, atendimento, administração)?

Produção: Aumento da Produtividade; Diminuição do desperdício e do retrabalho; Possui ferramentas reservas; Melhore seu Layout; Não deixe faltar as mercadorias de Giro; Diminua gastos com o consumo de energia elétrica, água, gás e telefone.

Atendimento: Maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas; Melhoria na comunicação, como: placas indicativas, promoções e informações aos clientes.

Administração: Mantenha sempre um controle das despesas fixas, procurando mantê-las compatíveis com a capacidade da sua empresa e dentro do possível procure reduzi-las; Mantenha os preços de venda da empresa competitivos, porém não se esqueça que o seu negócio tem que ser rentável; Sempre que fizer propaganda, analise o custo/beneficio da mesma para a empresa; Evite sempre que possível os descontos antecipado de cheques pré-datados e duplicatas com o banco e também as antecipações dos cartões de crédito, evitando assim o aumento das despesas financeiras; Procure manter atrelados os pagamentos de compras com os recebimentos das vendas a prazo.

Você se preocupa com a eficiência (Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato)?

  • Procure pensar sempre em fazer as coisas de maneira mais eficiente. Ou seja, pense se o que é feito no seu negócio não pode ser feito de outra maneira que seja mais rápida, mais barata ou melhor do que é atualmente.
  • Procure ser criativo ao desenvolver maneiras novas de fazer as coisas
  • Procure também saber como é feito o que você faz em outros lugares e por outras pessoas.
  • Pense nos riscos das coisas não acontecerem como você quer que aconteçam e, principalmente, como você pode se antecipar a estes eventuais problemas.
  • Como funciona sua empresa? O que você faz e como faz?

Outra questão: você procura cumprir prazos de entrega?

▪ Qual a consequência disto para a empresa?

Perda de Clientes; Redução do Faturamento; Retrabalhos; Aumento dos Custos.

E com relação ao controle de Estoques?

O planejamento adequado do estoque pode significar mais recursos financeiros para a empresa, ou seja, o capital de giro pode ser utilizado para outras ações empresariais.

Estipule um estoque mínimo ou de segurança, considerando sempre o tempo que a empresa tem que esperar para receber as mercadorias ou tempo de produção das mesmas.

E seus colaboradores têm funções definidas e estas informações são compartilhadas com todos?

▪ Qualifique seus funcionários através de treinamentos específicos e ganhe em produtividade e melhor atendimento;

▪ Quantas pessoas são necessárias para seu negócio funcionar, o que elas irão fazer e quanto irão receber pelo trabalho realizado, são as informações que formam o seu quadro de funcionários e colaboradores;

▪ Responsável: coloque o nome da pessoa que desempenha a função e será cobrado pelos resultados esperados;

▪ Faça reuniões e compartilhe estas informações com os seus colaboradores e oriente

Gostaria de organizar sua empresa e ter uma visão geral da OPERACIONALIZAÇÃO da mesma? Nós da MEU NEGOCIO PASSO A PASSO estamos aqui para orientá-lo, procure-nos e teremos uma solução personalizada para seu negocio.

 

DICA

Planilha funções e Pessoas:


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