ÁREA OPERACIONAL
Toda empresa depende de seus processos e operações para gerar resultados, riquezas e garantir sua sobrevivência.
As Operações e Processos adequados fazem com que a empresa tenha um produto ou serviço melhor, proporciona a obtenção de maiores lucros, tendo como consequência a fidelidade e satisfação de seus clientes. Vemos aqui a ligação com a área de mercado e área financeira.
QUESTÕES DA ÁREA OPERACIONAL:
Você se antecipa a prováveis problemas operacionais (produção, atendimento, administração)?
Produção: Aumento da Produtividade; Diminuição do desperdício e do retrabalho; Possui ferramentas reservas; Melhore seu Layout; Não deixe faltar as mercadorias de Giro; Diminua gastos com o consumo de energia elétrica, água, gás e telefone.
Atendimento: Maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas; Melhoria na comunicação, como: placas indicativas, promoções e informações aos clientes.
Administração: Mantenha sempre um controle das despesas fixas, procurando mantê-las compatíveis com a capacidade da sua empresa e dentro do possível procure reduzi-las; Mantenha os preços de venda da empresa competitivos, porém não se esqueça que o seu negócio tem que ser rentável; Sempre que fizer propaganda, analise o custo/beneficio da mesma para a empresa; Evite sempre que possível os descontos antecipado de cheques pré-datados e duplicatas com o banco e também as antecipações dos cartões de crédito, evitando assim o aumento das despesas financeiras; Procure manter atrelados os pagamentos de compras com os recebimentos das vendas a prazo.
Você se preocupa com a eficiência (Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato)?
- Procure pensar sempre em fazer as coisas de maneira mais eficiente. Ou seja, pense se o que é feito no seu negócio não pode ser feito de outra maneira que seja mais rápida, mais barata ou melhor do que é atualmente.
- Procure ser criativo ao desenvolver maneiras novas de fazer as coisas
- Procure também saber como é feito o que você faz em outros lugares e por outras pessoas.
- Pense nos riscos das coisas não acontecerem como você quer que aconteçam e, principalmente, como você pode se antecipar a estes eventuais problemas.
- Como funciona sua empresa? O que você faz e como faz?
Outra questão: você procura cumprir prazos de entrega?
▪ Qual a consequência disto para a empresa?
Perda de Clientes; Redução do Faturamento; Retrabalhos; Aumento dos Custos.
E com relação ao controle de Estoques?
O planejamento adequado do estoque pode significar mais recursos financeiros para a empresa, ou seja, o capital de giro pode ser utilizado para outras ações empresariais.
Estipule um estoque mínimo ou de segurança, considerando sempre o tempo que a empresa tem que esperar para receber as mercadorias ou tempo de produção das mesmas.
E seus colaboradores têm funções definidas e estas informações são compartilhadas com todos?
▪ Qualifique seus funcionários através de treinamentos específicos e ganhe em produtividade e melhor atendimento;
▪ Quantas pessoas são necessárias para seu negócio funcionar, o que elas irão fazer e quanto irão receber pelo trabalho realizado, são as informações que formam o seu quadro de funcionários e colaboradores;
▪ Responsável: coloque o nome da pessoa que desempenha a função e será cobrado pelos resultados esperados;
▪ Faça reuniões e compartilhe estas informações com os seus colaboradores e oriente
Gostaria de organizar sua empresa e ter uma visão geral da OPERACIONALIZAÇÃO da mesma? Nós da MEU NEGOCIO PASSO A PASSO estamos aqui para orientá-lo, procure-nos e teremos uma solução personalizada para seu negocio.
DICA
Planilha funções e Pessoas: